segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Bolas de berlim de chocolate

Não que aprecie muito bolas de Berlim mas mal vi a receita na revista "Segredos de cozinha" nº1251 tive vontade de experimentar por levar chocolate.

"Coloque 65g de farinha numa tigela. Dissolva 25g de fermento de padeiro em 1,5dl de leite e adicione á farinha. Junte-lhes 1 ovo e 1 gema e amasse bem. Envolva 60g de açúcar e 50g de manteiga á temperatura ambiente, continue a amassar e junte uma pitada de sal, raspa de 1 limão e 1 colher de sopa de rum.

Aos poucos acrescente 350g de farinha e trabalhe o preparado. Junte 2 colheres de sopa de chocolate em pó, amasse bem e deixe levedar a massa até dobrar de volume.

Divida a massa em pequenas porções com cerca de 50g cada. Com as mãos polvilhadas em farinha forme bolas e coloque-as sobre um tabuleiro enfarinhado, deixe levedar mais um pouco.

Aqueça bastante óleo numa frigideira e frite bolas, retire-as com uma escumadeira e escorra em papel absorvente. Ainda quentes passe as bolas por açúcar e deixe-as arrefecer.

Entretanto faça o creme de pasteleiro:
ferva 3dl de leite com casca de limão. à parte, misture 100g de açúcar e 30g de farinha e 4 gemas , verta o leite em fio, mexendo sempre. Leve ao lume a cozer, até ficar espesso.
Recheie as bolas com este preparado abrindo-as ao meio e barrando com o creme."

Rendeu bastante, de tal maneira que já não podia-mos ver bolas.