segunda-feira, 30 de abril de 2012

Doce de bolacha

Uma sobremesa deliciosa e tentadora, a receita vi aqui 



quarta-feira, 18 de abril de 2012

Pão de ló


Sabem aquela receita que sai tão bem, é tão saborosa, fácil, económia, que agrada a todos, e que queremos partilhar com toda a gente? Pois é, eu não sou egoísta, gosto de partilhar, e esta é uma dessas receitas que passo a transcrever o que está no site do Vaqueiro da onde, numa das minhas busca, vi a receita, fica um pão de ló com doce de ovos......uma delicia devorada na Páscoa:


"Ingredientes para 6 a 8 pessoas

8 gemas + 2 ovos
8 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água
4 colheres de sopa de farinha (rasas)
1 colher de café de fermento em pó
Vaqueiro
Preparação
Bata muito bem, na batedeira eléctrica, durante cerca de 15 minutos, as gemas e os ovos inteiros com o açúcar até obter um creme muito fofo. Adicione a água e continue a bater.

Incorpore suavemente a farinha peneirada com o fermento, envolvendo com uma colher de pau.

Deite a massa numa forma de mola muito bem untada com Vaqueiro e polvilhada com farinha. Leve a cozer em forno bem quente (225º C), durante cerca de 10 minutos.

Quando introduzir o bolo no forno este já deve estar bem quente. O bolo não coze completamente na parte central, ficando cremoso. "

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Pizza


Saíu uma bela piza feita pelo marido, coisa rara, bem rara, ele na cozinha.
A receita veio daqui que passo a transcrever, sendo a minha finalidade de arquivar e divulgar a receita.

"Ingredientes:

Para a massa:
275 g de farinha, 17 g de levedura fresca, 165 ml de água, 33 ml de azeite, sal.

Para o recheio:
Polpa de tomate, cebola, fiambre, queijo flamengo, atum ao natural, salsichas, cogumelos, azeitonas, orégãos e queijo mozzarella ralado q.b.

Preparação:
Misture a levedura na água, a qual deve estar quente. Deite a farinha numa tigela e adicione a levedura misturada, o azeite e o sal. Mexa bem e, depois, trabalhe a massa formando uma bola suave e elástica. Polvilhe com farinha e tape a massa. Deixe-a levedar num local quente durante cerca de 2 horas. Unte ligeiramente o prato Crisp com azeite. Achate a massa com as mãos até ela ocupar todo o prato Crisp e, depois, pique-a com um garfo. Espalhe uniformemente a polpa de tomate pela massa. Acrescente depois os restantes ingredientes em quantidades a gosto. Polvilhe generosamente com o queijo mozzarella. Coza a pizza durante 14-15 minutos com a função Crisp, do forno microondas, ou no forno tradicional."

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Tarte de maçã


Vi a receita no programa  " The f word" um programa do canal sic radical no qual estou viciada , é daquelas receitas tão simples que até mete raiva de não me ter lembrado de fazer.

  • Forrei uma forma com uma placa de massa folhada de compra, piquei com um garfo e reservei.
  • Cozi 3 maçãs com casca de limão, 1 pau de canela e 2 colheres de açúcar mascavado que cobri com água. Reduzi a puré, depois de retirar o pau de canela bem como a casca de limão e cobri a massa folhada com este preparado.
  • Por cima cobri com fatias de maçã ( no meu caso 3 maçãs).
  • Foi ao forno a 180º por 20 minutos ( ou até alourar)
  • Polvilhei com canela e açúcar em pó.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Nuggets


Já tinha visto em programas de TV e em blogs, nunca tinha experimentado mas bendita a hora que o fiz, já não queremos panados de outra forma, seja eles de carne ou peixe, seja em forma de bife, filetes, pedaços, fica sempre bem.

Seja carne ou peixe, tempero com sal, alho, e sumo de limão, deixo a marinar, na hora de colocar no forno retiro o excesso de liquido e passo os pedaços de carne ou peixe por pão ralado.
Cubro um tabuleiro com azeite, coloco os preparados de carne, ou peixe, e vai ao forno por 20 minutos a 180º, pelo meio vou virando os panados para não agarrarem á forma.

Uma delicia fácil e rápida de fazer.